A Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande assenta numa política baseada na visão, missão e valores da organização. A política da organização visa uma ação de qualidade, transparente, responsável, eficaz e eficiente, em todas as áreas de intervenção, integrando os stakeholders a comunidade geral, tendo por base a solidariedade.
Política de Qualidade
A SCMMG aposta na prestação de serviços de qualidade aos utentes, desenvolvendo a sua atividade de acordo com os requisitos legais aplicáveis. Com o propósito de alcançar os seus fins a política de qualidade baseia-se nos seguintes aspetos:
► Assegurar o cumprimento dos requisitos do referencial EQUASS, bem como da legislação aplicável;
► Garantir a prestação de serviços individualizados e personalizados;
► Promover a satisfação de todos os stakeholders;
► Profissionalismo e simpatia;
► Compromisso com a missão da organização;
► Garantir uma prestação de serviços qualificada através da gestão de boas práticas e apostando na melhoria contínua;
► Monitorizar e medir todas as atividades através de indicadores que permitam a avaliação qualitativa e quantitativa.
Política de Recursos Humanos
A gestão de recursos humanos visa satisfazer as necessidades da SCMMG selecionando, potenciando e capacitando os melhores talentos. Pretende-se, de forma ativa, colmatar as necessidades dos colaboradores, aumentar as suas competências e criar condições para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, procurando estimular a sua criatividade e iniciativa pessoal, na realização dos objetivos da organização. A política de recursos humanos é:
► Selecionar criteriosamente os funcionários a contratar;
► Desenvolver um sistema de avaliação de desempenho;
► Garantir a existência de um plano de formação que permita a aquisição de novas competências e reciclagem;
► Desenvolver estratégias que permitam o envolvimento dos colaboradores na melhoria contínua da organização;
► Promover e assegurar um bom acolhimento e integração dos novos colaboradores;
► Definir os requisitos, funções e responsabilidades para cada uma das categorias profissionais dos colaboradores;
► Desenvolver um processo claro e transparente no recrutamento de colaboradores, dando cumprimento ao princípio da Igualdade de Género e de Oportunidades de acesso ao emprego;
► Garantir a segurança, saúde e bem-estar de todos os colaboradores através dos serviços de saúde, higiene e segurança no trabalho.
Política de Parcerias
A Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande tem vindo a desenvolver parcerias com o intuito de responder às necessidades dos seus utentes, aumentando assim, a capacidade de resposta da organização. A Santa Casa continua a apostar na celebração de protocolos que sejam mutuamente benéficos para as entidades parceiras, para a organização e seus utentes. Para a SCMMG a política de parcerias é:
► Assegurar o cumprimento do referencial EQUASS;
► Proceder à avaliação das ações de parceria;
► Participar no desenvolvimento social e económico da comunidade local;
► Promover parcerias com instituições de ensino superior;
► Promover à avaliação da satisfação das entidades parceiras.
Política do Ambiente
A política do ambiente da organização é entendida como um conjunto de medidas que evidenciam o empenho em exercer todas as atividades num respeito absoluto pelo ambiente. Para tal, trabalhamos com parceiros que nos permitem atingir as seguintes medidas:
► Otimizar a gestão dos resíduos gerados nas atividades internas, através do desenvolvimento de ações de tratamento de resíduos e de reciclagem;
► Disseminar a política do ambiente e as práticas pelos colaboradores, clientes e parceiros;
► Utilizar racional e eficazmente os recursos naturais e de energia;
► Monitorizar e avaliar continuamente os recursos recorrentes da atividade regular da organização;
► Racionalizar a utilização de energia elétrica, gás e água;
► Promover a utilização de energias renováveis.
Política de Empowerment
O empowerment baseia-se num processo de envolvimento dos utentes e famílias na definição de objetivos, promovendo a autonomia. De modo, a cumprir esta política a organização privilegia os seguintes princípios:
► Promover a participação ativa do utente e família no plano individual;
► Garantir o contacto e articulação com a comunidade local e família;
► Promover acesso ao exercício da cidadania;
► Promover a participação do utente e família na definição das atividades a incluir nos planos de atividades;
► Promover ações de formação e informação junto do utente e família;
► Respeitar as escolhas.