Outeirinhos

Image 10 title

type your text for 10th image here

ERPI-Residencial

Em abril de 2021, o local da antiga UCC da SCMMG deu lugar à ERPI-Residencial para pessoas com alta hospitalar do SNS, em reposta à pandemia da Covid 19, de modo a libertar camas a nível hospitalar para uma maior e mais eficaz resposta dos cuidados de saúde à população, cujo objetivo geral é proporcionar alojamento e bem-estar a pessoas com alta hospitalar do SNS, com carências sociais, familiares e económicas. Apresenta como objetivos específicos:

ü  Proporcionar serviços permanentes e adequados à problemática biopsicossocial das pessoas com alta hospitalar do SNS;

ü  Contribuir para a estimulação de um processo de um envelhecimento ativo e recuperação das capacidades perdidas durante o internamento prolongado; promover um envolvimento familiar;

ü  Privilegiar a interação com a comunidade, sem colocar em situação de risco e exposição ao contágio por Covid 19 dos utentes e colaboradores da instituição.

A ERPI - Residencial apoia pessoas com alta hospitalar do SNS, que por razões familiares, de dependência, de isolamento, de solidão, de insegurança e/ou razoões económicas não podem permanecer na sua residência. Tem uma lotação de 29 utentes. Feita a análise estatística, verificamos que na Residencial temos 11 utentes do género feminino e 18 do género masculino. A idade dos utentes está compreendida entre os 52 e os 92 anos, sendo a média de idades 74 anos.

São condições de admissão nesta valência: “Pessoas selecionadas pelo ISS, IP que, após alta clínica, permanecem nos hospitais do SNS, por não poderem regressar ou permanecer nas suas residências por falta de condições de autonomia e ou inexistência do necessário suporte familiar e por carência de vagas reservadas em respostas sociais com acordos de cooperação celebrados coma a Segurança Social, sendo este um primeiro acolhimento residencial ou um retorno garantindo a sua proteção e consequente libertação de camas para aumentar a eficiência do SNSna resposta de combate à Pandemia.”

A ERPI - Residencial, situa-se na Rua Fontenay Sous-Bois nº 214, Vergieiras, 2430-523 Marinha Grande,com as seguintes áreas funcionais: receção/serviços administrativos, direção, serviços técnicos, instalações para o pessoal, sala de convívio e atividades, refeitório, alojamentos, cozinha, lavandaria, serviços de enfermagem, e serviços de apoio.

A ERPI – Residencial assegura os serviços:

ü  Alojamento em quartos individuais e duplos nas Vergieiras;

ü  Cuidados de higiene e conforto;

ü  Alimentação adequada às necessidades de cada utente;

ü  Animação Sociocultural – Intervenções psicoterapêuticas (Gerontologia)

ü  Cuidados médicos primários;

ü  Cuidados de enfermagem;

ü  Tratamento de roupa;

ü  Férias organizadas.

A ERPI-Residencial das Vergieiras tem um quadro de pessoal composto de:

ü  1 Diretora técnica

ü  1 Enfermeira