Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande

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Centro Infantil Arco-Íris

 

O Centro Infantil Arco-íris acolhe as respostas sociais de apoio à infância da Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande, aposta na promoção e desenvolvimento integral da criança e aquisição de competências básicas para a sua autonomia pessoal e social.

Tem capacidade para 193 crianças, sendo 113 na resposta social pré-escola e 83 na resposta social creche.

O horário de funcionamento é das 7h45m e as 18h30m, nos dias uteis da semana.

 

Posicionamento Metodológico do Estabelecimento

 

Existem diversas teorias e muitas metodologias e métodos de trabalho. No Centro Infantil Arco-íris o corpo docente segue linhas orientadoras de diferentes modelos curriculares onde muitas vezes a escolha da metodologia depende do grupo de crianças.

Preconiza-se que a linha orientadora de trabalho da equipa pedagógica vá de encontro às teorias construtivistas da educação propostas por Piaget e Vygotsky que foram autores cruciais para o estabelecimento da visão construtivista do desenvolvimento infantil. O construtivismo assenta no propósito de que o ser humano não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos atuando sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.

 

Pretendemos assim oferecer experiências às crianças que lhes permitam construir conhecimento, através de atividades que incluam a manipulação de materiais e experiências diretas sobre as quais elas possam refletir mais tarde.

 

Na base da nossa pedagogia está continuamente presente a ideia de que a educação de infância é a base para a aquisição dos primeiros conhecimentos, valores e atitudes, que se vão interiorizar na continuação da sua formação pessoal e académica do individuo.

 

“Os modelos curriculares incorporam uma visão integradora dos fins da educação e das fontes do currículo, dos objetivos e dos métodos de ensino, dos métodos e da organização do espaço e do tempo escolares. Consubstanciando uma visão sistémica da educação, são um poderoso instrumento de medição da teoria e da prática.” (Formosinho, J.O et al, 2007).

 

As metodologias de intervenção educativa e os princípios pedagógicos que a equipa técnica-pedagógica da instituição elegeu como suporte para a prática pedagógica foram os princípios do “Modelo High/Scope”, “Modelo do Movimento Escola Moderna”, “Reggio Emilia” e “Metodologia de Projecto” e “Montessori”.

 

O Modelo High/Scope contempla a aprendizagem pela acão, a interação adulto-criança, o contexto de aprendizagem, a rotina diária e a avaliação. É um modelo piagetiano de orientação cognitivista e construtivista que aponta para a manipulação e exploração de novas experiências. Apresenta a criança como um ser que vai construindo o seu desenvolvimento cognitivo nas ações sobre as coisas, situações e acontecimentos. Este modelo tem como princípio básico a aprendizagem ativa da criança, isto é, acredita que as vivências diretas e imediatas são essenciais se essas crianças retirarem delas algum significado através da reflexão (Mesquita-Pires, 2007).

 

O “Modelo Movimento da Escola Moderna” amplia o aspeto individualista do desenvolvimento infantil, apontando uma perspetiva social, em que o desenvolvimento se constrói através de práticas sociais, inserido em paradigmas históricos e culturais. Neste modelo a organização da sala de aula em áreas espaciais é considerada alicerce que vai proporcionar as oportunidades para as crianças trabalharem, aprenderem e se desenvolverem.

 

A turma organiza-se em torno de uma prática de democracia direta, onde se privilegia a comunicação, a negociação e a cooperação.

 

Prevalece o envolvimento entre a pré-escola, a família e a comunidade. A interação das crianças é aberta às pessoas do meio e da sociedade, que com alguma frequência são convidados a cooperar no processo educativo por serem vistos como fonte de conhecimento (Spodeck, 2002).

 

O “Modelo Reggio Emilio” acredita que a criança tem um papel ativo na construção do conhecimento do mundo. “As crianças e adultos são entendidos como coexistindo, (…) e contribuem para o seu próprio desenvolvimento através da participação diária nos acontecimentos culturais” (Formosinho, J.O et al, 2007).

 

A criança é estimulada a explorar o seu ambiente e a expressar-se através da “arte”, (desenho, pinturas, dramatizações, música, escultura, entre outras), sendo o atelier na sala um espaço privilegiado para o desenvolvimento das diversas formas de expressão. Nesta pedagogia a documentação assume um papel importante, documentar é fazer registos do que se observa tornando visíveis as experiências realizadas, isto é, criar cultura.

 

A “Metodologia de Projeto”, também baseado nas teorias construtivistas onde o educador de infância é um guia e organizador das aprendizagens. O educador de infância deixa os alunos arriscar, analisar e pôr em evidência os saberes e capacidades adquiridas, privilegiando os aspetos positivos das aprendizagens e tendo em consideração os interesses e motivações das crianças. Esta metodologia implica pesquisas para a resolução de problemas, envolvendo as crianças na planificação e desenvolvimento da atividade, levando-as a pensar (resolver problemas) e aprendendo a colaborar uns com os outros (viver em sociedade). As atividades planificadas são conduzidas pelas crianças e educador de infância em contexto real.

 

Ainda, o “Método Montessori” caracteriza-se por proporcionar às crianças um ambiente arrumado, agradável na aparência, simples e real, onde cada elemento existe por um motivo específico para contribuir para o desenvolvimento da criança.

O ambiente preparado oferece à criança oportunidades de se comprometer com tarefas escolhidas de forma livre e espontânea, durante longos períodos de concentração que não devem ser interrompidos. Esse tipo de liberdade desenvolve-se dentro de limites, o que permite que as crianças convivam em harmonia na pequena amostra da sociedade que acaba por ser a o espaço de aprendizagem.

Privilegia a aprendizagem inserida num contexto real,num contexto específico e com significado pois a aprendizagem torna-se mais rica e profunda.

 

Resposta Social Creche

A creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu círculo familiar, onde é integrada e no qual se pretende que venha a desenvolver determinadas competências e capacidades (DGAA, 1996).

Os objetivos desta resposta social visam proporcionar o bem-estar e desenvolvimento das crianças dos 4 meses aos 3 anos, num clima de segurança afetiva e física, durante o afastamento parcial do seu meio familiar, através de um atendimento individualizado e da colaboração estreita com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo da criança.

 

Pré-inscrição

Documentos necessários:

Cartão cidadão da criança e encarregado de educação

 

Resposta Social Pré-Escola

A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida e tem como objetivo geral contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso das aprendizagens (Lei nº.5/97). Destina-se a crianças entre os 3 anos e a idade de ingresso no 1.º ciclo do ensino básico (em regra, aos 6 anos).

A educação pré-escolar é da responsabilidade conjunta do Ministério da Educação, no que se refere à componente educativa e do Ministério da Segurança Social em relação à componente de apoio à família.

 

Pré-inscrição

Documentos necessários:

Cartão cidadão da criança e encarregado de educação